Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos

Autores/as

  • Émerson de Pietri Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino de Português, formação e memória, Literatura, Letramento, Estilo, Discurso

Resumen

Historicamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros.

 

Palavras-chave: ensino de português; formação e memória; literatura; letramento; estilo; discurso.

Biografía del autor/a

Émerson de Pietri, Universidade de São Paulo

Professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.

Publicado

2015-06-14

Cómo citar

Pietri, Émerson de. (2015). Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos. Educar Em Revista, 31(56), p. 243–258. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725

Número

Sección

Demanda Contínua