Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning

Autores/as

  • Rui Trindade Trindade Universidade do Porto

Resumen

Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.

Cómo citar

Trindade, R. T. (2014). Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning. Educar Em Revista, p. 211–233. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38661

Número

Sección

Dossiê Temático