Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades

Autores/as

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

Palabras clave:

Educação patrimonial, Políticas culturais, Identidade, Reconhecimento.

Resumen

O presente artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos às políticas culturais brasileiras e seus empenhamentos pedagógicos, principalmente quanto à educação patrimonial. Por meio de uma análise sociológica, o autor aborda uma transição atinente às políticas e práticas de educação patrimonial, identificando um deslocamento em suas posições institucionais: de discursos monoidentitários, próprios do Nacionalismo Moderno, a processos políticos de reconhecimento e democratização cultural.

 

Palavras-chave: educação patrimonial; políticas culturais; identidade; reconhecimento

Biografía del autor/a

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor de Sociologia na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, RS. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Publicado

2015-06-10

Cómo citar

Dias da Silva, R. M. (2015). Educação patrimonial e a dissolução das monoidentidades. Educar Em Revista, 31(56), p. 207–224. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38374

Número

Sección

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