Lepra, medicina e políticas de saúde no Brasil (1894-1934)
Resumen
A pesquisadora e professora Dilma Cabral traz a público nesse livro as
reflexões provenientes de sua tese de doutorado defendida em 2007. O livro já nasce com vocação para ser obra de referência sobre o tema das políticas de saúde em torno da lepra, pois sintetiza as amplas discussões médicas que demarcaram o seu conceito entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A obra discute as diferentes opções profiláticas existentes no período e como essas engendraram políticas públicas federais para a doença. A autora consegue tecer uma análise que cruza os debates empreendidos na Europa, os quais embasaram o “leprosaria revival”2 do final do século XIX no Ocidente, com as especificidades e conflitos desenvolvidos localmente na capital federal
do Brasil. A obra analisa os deslocamentos discursivos ativados por diferentes agentes no campo da medicina em um quadro no qual, entre a negociação e o conflito aberto, foi composta a “singularidade da experiência brasileira” (p. 31).
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

