Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue

Autores/as

  • Rachel Sutton-Spence University of Bristol

Resumen

Uma verdadeira educação bilíngue e bicultural para crianças surdas requer que elas aprendam a forma de arte surda de poesia em língua de sinais. Neste artigo apresento as vantagens e desvantagens de se fazer isto. Revisando a escassa literatura sobre o ensino de poesia sinalizada para crianças surdas, seja traduzida ou original, eu a relaciono ao uso de literatura em cenários de aprendizagem de L2. Reflexões de professores-poetas surdos do Reino Unido mostram que a criança surda prontamente se simpatiza com a poesia sinalizada, e com o foco linguístico adequado dos professores, isto as ajuda a desenvolver uma gama de habilidades linguísticas e a expressar suas emoções. Barreiras para isto, contudo, incluem a falta de treinamento e apreensão de professores surdos e ouvintes – mesmo quando os professores são poetas.

Publicado

2014-08-07

Cómo citar

Sutton-Spence, R. (2014). Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educar Em Revista, (Especial 2), p. 111–128. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37018

Número

Sección

Dossiê Temático