Mulheres da Educação de Jovens e Adultos em busca da formação perdida: um olhar da educação musical

Autores/as

  • Maria Guiomar Ribas Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

mulheres e música na EJA, música na EJA, EJA e Educação musical.

Resumen

Este trabalho está baseado em dados empíricos de uma pesquisa sobre música na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo de caso realizado em uma escola pública em Porto Alegre-RS, cujos resultados mostram que aprendizagens musicais se tecem por meio de uma articulação entre os(as) estudantes, permeada por conflitos e trocas geracionais. O recorte desse artigo incide sobre as mulheres participantes da referida pesquisa, considerando suas experiências educativas e musicais antes, bem como durante a EJA. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a educação escolar e musical dessas mulheres, cujas buscas de formação quando crianças e jovens resultaram em exclusão, interrupções, falta de acesso, porém, chegando posteriormente à realização da escolaridade por meio da EJA. Associado a esse debate da escolaridade e música no cenário da EJA, abordam-se as categorias geracionais baseando-se em estudos das ciências sociais e humanas.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Ribas, M. G. (2014). Mulheres da Educação de Jovens e Adultos em busca da formação perdida: um olhar da educação musical. Educar Em Revista, 30(53), p. 113–130. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36585

Número

Sección

Dossiê Temático