Escolarização da sexualidade no Estado de Goiás: o que mostram as dissertações e teses

Autores/as

  • Aline da Silva Nicolino Universidade Federal de Goiás
  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o que dizem as dissertações e teses sobre o processo de escolarização da sexualidade em Goiás. Por um lado, mostramos o que as produções estudadas dizem sobre os ensinamentos transmitidos nas escolas públicas sobre o tema e, por outro lado, analisamos como a sexualidade na escola é abordada nas produções científicas do estado. Para a escolha das investigações a serem estudadas, estabelecemos como critérios terem sido defendidas até 2012, pensadas ou realizadas no contexto escolar do estado de Goiás e que tratassem da sexualidade na escola. Ficou evidente neste estudo que a sexualidade vem despertando interesse, sobretudo, de profissionais dos campos da saúde e da educação, que divergem sobre quais “saberes” devem ser ensinados e sobre quem pode ensinar o tema na escola,
disputando as melhores formas para escolarizar a sexualidade.

Publicado

2014-05-20

Cómo citar

Nicolino, A. da S., & Paraíso, M. A. (2014). Escolarização da sexualidade no Estado de Goiás: o que mostram as dissertações e teses. Educar Em Revista, 1(53), p. 171–193. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36548

Número

Sección

Dossiê Temático