Educação Integral, territórios educativos e cidadania: aprendendo com as experiências de ampliação da jornada escolar em Belo Horizonte e Santarém

Autores/as

  • Lúcia Helena Alvarez Leite Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre a ampliação da jornada escolar desenvolvida em alguns municípios brasileiros, tendo como eixo a Educação Integral/Integrada em suas relações com os territórios educativos. Para isso, será apresentada a experiência de duas cidades brasileiras: Belo Horizonte e Santarém. Apesar de realidades distintas, essas experiências têm algo em comum: os projetos vão para além dos muros da escola, ocupando praças, parques e até rios, entendidos como espaços sociais, construindo, assim, um sentimento de pertencimento à cidade. A experiência de ampliação da jornada escolar nessas cidades revela uma determinada perspectiva de educação que procura transformar a cidade em território educativo, entendendo que a instituição escolar faz parte de uma rede social para garantir a crianças, jovens e adolescentes o direito a uma Educação Integral.

Biografía del autor/a

Lúcia Helena Alvarez Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de Valencia. Professora Adjunta da UFMG

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Leite, L. H. A. (2012). Educação Integral, territórios educativos e cidadania: aprendendo com as experiências de ampliação da jornada escolar em Belo Horizonte e Santarém. Educar Em Revista, 28(45), p. 57–72. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30006

Número

Sección

Dossiê Temático