Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar

Autores/as

  • Pablo Castro-Carrasco UNIVERSIDAD DE LA SERENA
  • Francis General
  • Richard Jofré
  • Nicolás Sáez
  • Ángela Vega
  • Mariella Bortoluzzi

Palabras clave:

Teorias subjetivas, motivação, expectativas do profesor

Resumen

Pesquisa qualitativa que procura descrever e interpretar as teorías subjetivas de um grupo de professores de uma escola técnica pública sobre a motivação escolar (seu papel como agente motivacional e motivação relacionada às alunas) e suas expectativas a respeito do sucesso e fracasso escolar. Os dados coletados, mediante observação direta de reuniões dos profesores e de uma entrevista grupal em profundidade, foram analizados utilizando-se o programa Atlas-Ti, seguindo as orientações da Grounded Theory. Os resultados mostram que a supervalorização, por parte dos profesores, quanto a sua responsabilidade como agente motivacional, ignora outras variáveis no processo ensino-aprendizagem, dependentes tanto das alunas como do contexto educativo, e que suas expectativas de sucesso ou fracasso se relacionam diretamente com os objetivos do estabelecimento.

Biografía del autor/a

Pablo Castro-Carrasco, UNIVERSIDAD DE LA SERENA

Doctor en Psicología de la Pontificia Universidad Católica, Chile, Académico del Departamento de Psicología, Universidad de La Serena (ULS), Chile. E-mail: pablocastro@userena.cl

Francis General

Psicólogo, Universidad de La Serena (ULS), Chile

Richard Jofré

Psicólogo, Universidad de La Serena (ULS), Chile

Nicolás Sáez

Psicólogo, Universidad de La Serena (ULS), Chile

Ángela Vega

Psicóloga, Universidad de La Serena (ULS), Chile

Mariella Bortoluzzi

Magister © en Psicología, mención Psicología Educacional, de la Universidad de La Serena, Chile

Publicado

2012-11-23

Cómo citar

Castro-Carrasco, P., General, F., Jofré, R., Sáez, N., Vega, Ángela, & Bortoluzzi, M. (2012). Teorías subjetivas de profesores sobre la motivación y sus expectativas de éxito y fracaso escolar. Educar Em Revista, 28(46), p. 159–172. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25218

Número

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