Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?

Autores/as

  • David Rodrigues Universidade Técnica de Lisboa
  • Luzia Lima-Rodrigues Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada

Resumen

Existe um grande consenso sobre a necessidade de investir na formação de professores para   que   se  possam desenvolver   modelos  inclusivos na Educação. A Educação Inclusiva deve ser entendida como uma reforma educacional   que,   para   se   realizar, necessita   que   os   professores   sejam formados em modelos de ensino e comunicação diferentes dos modelos tradicionais.   Com   base   na   avaliação   que   um   grupo   de estudantes   de mestrado em Educação Especial efetuou do seu curso, este artigo discute   algumas concepções teóricas sobre formação de professores (nomeadamente o isomorfismo e a infusão) e quatro aspectos centrais da formação de professores para a Inclusão: conteúdos, estratégias de Ensino Aprendizagem, relação teoria-prática e impacto na vida profissional. Conclui-se que é necessário operar uma reforma aprofundada nos cursos de formação para que as pessoas que neles são formadas possam, elas próprias, vir a ser agentes de mudança na escola.

Biografía del autor/a

David Rodrigues, Universidade Técnica de Lisboa

Professor da Universidade Técnica de Lisboa (aposentado). É Presidente da Pró-Inclusão:  Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (www.proinclusao.com.sapo.pt). Coordena o Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.

Luzia Lima-Rodrigues, Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada

Professora Auxiliar do ISEI (Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. Coordena a Especialização em Educação Especial da Escola Superior de Educação
Jean Piaget de Almada. É membro fundador da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes 
de Educação Especial.

Publicado

2011-11-16

Cómo citar

Rodrigues, D., & Lima-Rodrigues, L. (2011). Formação de Professores e Inclusão: como se reformam os reformadores?. Educar Em Revista, 27(41), p. 41–60. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25001

Número

Sección

Dossiê Temático