O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente

Autores/as

  • Cristiane do Rocio Cardoso Ebert

Palabras clave:

ensino semi-presencial, educação permanente, aprendizagem – internet, novas tecnologias da comunicação, educação – novas tecnologias, semi-presence education, permanent education, new technologies, learning in the Internet, new technologies – education.

Resumen

Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.

The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education

Abstract

This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.

Cómo citar

Ebert, C. do R. C. (2003). O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente. Educar Em Revista, 19(21), p. 83–98. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2124

Número

Sección

Dossiê Temático