A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá

Autores/as

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro

Palabras clave:

meio ambiente, dimensão ambiental, Educação Ambiental, environment, environmental dimension, Environmental Education.

Resumen

O artigo sintetiza uma tese de Doutorado (1996-1999) que versa sobre a prática de Educação Ambiental. Partindo da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), associada à Teoria das Representações Sociais (SÁ, 1996) e considerando dados e resultados de Pesquisa Interdisciplinar conduzida por um grupo de doutorandos sobre as condições socioeconômicas, culturais e ambientais da cidade de Paranaguá (1996), considerou-se a prática de Educação Ambiental nas primeiras séries do ensino fundamental nesta cidade. A Educação Ambiental, a partir da qual é elaborado um enfoque curricular-metodológico no nível abrangido pela pesquisa, é tida como dimensão processual da própria educação escolar. Nessa perspectiva, os resultados do trabalho de campo possibilitaram considerações finais indicativas nos âmbitos socioinstitucional e pedagógico-didático; por fim, foram postas algumas sugestões a uma continuidade de pesquisas.

Abstract

This is the summary of a Ph.d dissertation(1996-1999) which deals with Environmental Teaching. It starts with a content analysis (BARDIN, 1977) associated with the Theory of Social Representation (SÁ,1966), taking into account data and results from some Interdisciplinary Research done by a group of students taking their doctorate graduate program about social-economical, cultural and environmental conditions of the municipality of Paranaguá (1996), and so Environmental Education in the first grades was taken into consideration. Environmental Education , from a curricular-methodological approach in the referred grades, is considered as a processual dimension of education itself. From this point-of-view, the data ressearch led to final conclusions with considerations possible at social-institutional and pedagogical-didatic levels. Finally some suggestions such as the research to be continued are offerred.

Cómo citar

Carneiro, S. M. M. (1999). A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá. Educar Em Revista, 15(15), p. 101–108. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2060

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