Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial

Autores/as

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo UFES

Palabras clave:

História da alfabetização. Ensino da leitura. Ensino da escrita. Método mútuo.

Resumen

Este texto tem por finalidade analisar o Regimento Interno das Aulas Publicas de 1as Letras da Província do Espírito Santo e o método de ensino da leitura e da escrita concretizado nesse Regimento. Para desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa documental. O artigo conclui que a utilização do método mútuo possibilitou a permanência de modelos tradicionais de ensino da leitura e da escrita baseados no estudo sistemático das letras, das sílabas, da frase e, finalmente, da leitura de textos religiosos e de outros, que visavam à constituição nos indivíduos de sentimentos religiosos e patrióticos. Conclui ainda que a adoção desse método, tendo em vista as condições de funcionamento das escolas, representou a falta de interesse do Estado agroexportador e escravocrata de oferecer condições mínimas de funcionamento das escolas, principalmente quanto à garantia de formação e remuneração adequada dos professores.

Biografía del autor/a

Cláudia Maria Mendes Gontijo, UFES

Doutora em Educação pela UNICAMP?FE. Pós-Doutorado na UC Berkeley, CA.

Integrante da Linha de pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2011-05-30

Cómo citar

Gontijo, C. M. M. (2011). Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial. Educar Em Revista, 27(40), p. 141–158. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17272

Número

Sección

Demanda Contínua