O imaginário das águas e o aprendizado erótico do corpo.

Autores/as

  • Cláudia Maria Ribeiro UFL

Resumen

No decorrer da história da humanidade as águas imaginárias transbordaram de significações e simbologias no universo cultural do ser humano e brotam como símbolo de contradições. Para além das oposições, problematizar o aprendizado erótico do corpo traz perguntas sobre o processo de civilizador no ocidente. Isto é, de que forma a água perpassou as transformações da relação dos indivíduos com o seu corpo? A relação entre água e Eros é percebida como elemento importante do aprendizado erótico do corpo, tendo em vista o conjunto de regras sobre a utilização desta nos banhos. Sendo assim, o contato com esse elemento é uma das possibilidades de se desfrutar a intensidade dos sentidos? A proximidade com a água possibilita a transgressão? O artigo navega pelas discussões do imaginário das águas, assim como também pela água como suporte da imaginação e dos (des)prazeres dos banhos na história.

Biografía del autor/a

Cláudia Maria Ribeiro, UFL

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação da ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação.

Cómo citar

Ribeiro, C. M. (2009). O imaginário das águas e o aprendizado erótico do corpo. Educar Em Revista, 25(35), p. 107–121. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16728

Número

Sección

Dossiê Temático