La educacón en el cambio social: lugar central, lugar secundário y lugar ninguno
Palabras clave:
educação, mudança socialResumen
Traz exemplos que sustentam a hipótese de que há uma discrepância entre o sentido geral atribuído à educação pelos enfoques sociológicos e aquele que é conferido por autoridades públicas e profissionais de organizações escolares. O sentido que tais autoridades e profissionais atribuem à educação coincide consideravelmente com as noções mais recorrentes na opinião pública, que, em geral, localiza a educação em posição central como fator de mudança social, se não até como fator exclusivo. O argumento foi elaborado para situar uma pesquisa sobre mudança educacional no Brasil, apoiada pela Fapesp em 2004-2005. Aquela pesquisa dedicou-se a reportar as características das ações de reforma educacional nos anos 1990, confrontando-as com iniciativas circunscritas, abarcadas pela denominação de inovação educacional.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

