Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...

Autores

  • Fernanda Theodoro Roveri Unicamp
  • Carmen Lúcia Soares Unicamp

Palavras-chave:

Educar, ensino-aprendizagem

Resumo

Desde que nascem, as crianças vivenciam certas experiências sociais que são determinadas pelo fato de serem meninos ou meninas. Que concepções de gênero, corpo e infância são apresentadas por uma boneca que quer ser a melhor amiga da criança-menina? Este artigo analisa o sucesso da boneca Barbie, os modos de educar meninas e os mecanismos publicitários que configuram sua personalidade versátil e produzem certos modos de pensar, agir e relacionar-se com o mundo.

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Unicamp

Mestre em Educação pela Unicamp, professora de Educação Infantil na rede Municipal de Campinas.

Carmen Lúcia Soares, Unicamp

Doutora em Educação pela UNICAMP. É Professora da UNICAMP desde 1987 e desenvolve pesquisas em torno da história das práticas corporais e da educação do corpo.

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Roveri, F. T., & Soares, C. L. (2011). Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie. Educar Em Revista, 27(41), p. 147–163. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219

Edição

Seção

Demanda Contínua