Militares e educadores na Associação Brasileira de Educação: circulação de interesses em torno de um projeto para a educação física nacional (1933-1935)

Autores/as

  • Meily Assbú Linhales UFMG

Resumen

Este artigo aborda o encontro entre militares e educadores na Associação Brasileira de Educação (ABE), especialmente em sua Seção de Educação Física e Higiene. Com regularidade de propostas e debates essa entidade constituiu-se como lugar de circulação de ideias e sujeitos. Importantes contribuições para a demarcação do campo pedagógico da Educação Física foram produzidas, por meio de embates ou processos de negociação e convencimento. De modo mais específico analisamos a construção de um “Projeto para a Educação Física Nacional” levada a termo na primeira metade da década de 1930. Com orientações disciplinares diferentes, os educadores da ABE e os militares brasileiros tentaram elaborar um projeto unificador e se depararam com as tensões e contradições daí advindas.

Biografía del autor/a

Meily Assbú Linhales, UFMG

Doutora - UFMG

Publicado

2009-08-17

Cómo citar

Linhales, M. A. (2009). Militares e educadores na Associação Brasileira de Educação: circulação de interesses em torno de um projeto para a educação física nacional (1933-1935). Educar Em Revista, 25(33), p. 75–91. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15062

Número

Sección

Dossiê Temático