Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal

Autores/as

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palabras clave:

regulação das aprendizagens, estratégias correctivas, estratégias interactivas

Resumen

O estudo sobre as práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico permitiu-nos concluir que, resultante da prática da avaliação formativa contínua, a regulação incide, sobretudo, nas dificuldades de aprendizagem dos alunos. Utilizam estratégias de regulação corretivas, mas também, de regulação interativa. Mais condicionadas foram as estratégias de regulação dos diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: regulação das aprendizagens; estratégias corretivas; estratégias interativas

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorado em Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Centro de Investigação em Educação da

Universidade do Minho, Portugal

 

Cómo citar

Ferreira, C. A. (2010). Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal. Educar Em Revista, 26(37), p. 211–239. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14894

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