A disciplina de História no Paraná: compêndios escolares, ensino secundário e formação de elites intelectuais

Autores/as

  • Maria Aparecida Leopoldino Toledo Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O artigo consiste em um estudo sobre a constituição da disciplina de História no Paraná. Percorre a formação desse campo disciplinar no trajeto de afirmação da instituição secundária no contexto político e cultural da então Província paranaense de meados do século XIX. A configuração da História escolar é analisada por meio dos compêndios escolares adotados à época e considera suas implicações para a formação de uma elite intelectual que se preparava, por intermédio dos cursos secundários, para assumir cargos na burocracia do Estado no período em que a sociedade brasileira transita do Império para a República como forma de governo.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Leopoldino Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação . Área: ensino de História, Doutorado em História da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2010-12-23

Cómo citar

Toledo, M. A. L. (2010). A disciplina de História no Paraná: compêndios escolares, ensino secundário e formação de elites intelectuais. Educar Em Revista, 26(38), p. 269–291. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13102

Número

Sección

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