História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)
Palabras clave:
State, primary education, educational policies, academic production, historical context and education, Estado, educação básica, políticas educacionais, produção acadêmica, História da EducaçãoResumen
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.Publicado
2008-11-11
Cómo citar
Gonçalves, N. G. (2008). História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000). Educar Em Revista, 24(31), p. 145–165. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

