A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação

Autores/as

  • Marcos Antonio Correia Fafi/Ufpr

Palabras clave:

Música, emoção-razão, educação.

Resumen

No artigo apresenta-se a música como elemento imprescindível na educa­ção, pelo seu valor artístico, estético, cognitivo e emocional. Pedagogica­mente, através da criatividade, a linguagem musical oferece possibilidades interdisciplinares, enriquecendo o processo educacional. O texto estrutura-se em três momentos, sendo que o primeiro posiciona os conhecimentos científicos na atualidade, ao mesmo tempo em que destaca a importância do ensino para a disseminação dos saberes do homem. Na sequência, evidencia-se a linguagem musical no processo ensino-aprendizagem e, em um terceiro momento, a criatividade musical surge como elemento inter­disciplinar, além da presença da emoção – mais a razão – como elemento indispensável em qualquer momento do processo ensino-aprendizagem e consequentemente da educação como um todo.

Palavras-chave: música; emoção-razão; educação.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Correia, Fafi/Ufpr

Professor do departamento de geografia da FAFI e discente do Programa de Mestrado/Doutoradao em geografia da UFPR.

Publicado

2009-11-25

Cómo citar

Correia, M. A. (2009). A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação. Educar Em Revista, 26(36), p. 127–145. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11848

Número

Sección

Demanda Contínua