Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget

Autores/as

  • Jacques Vonèche
  • Tania Stoltz

Palabras clave:

mind, body, Piaget, mente, corpo

Resumen

Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget.
A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de um
paralelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo é
uma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece às
regras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e,
como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual a
relação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da ação
sensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras.
Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento de
regras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entre
fatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo e
mente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementares
um em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismo
potencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiral
geral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio,
assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.

Cómo citar

Vonèche, J., & Stoltz, T. (2007). Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget. Educar Em Revista, 23(30), p. 17–43. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11365

Número

Sección

Dossiê Temático