Educação em prol da equidade

a adaptação de práticas avaliativas no contexto multicultural do ensino de matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93725

Keywords:

Inclusão, Aprendizado, Avaliação, Diversidade, Práticas Pedagógicas

Abstract

Nos dias de hoje, desafios consideráveis têm sido enfrentados no ensino de matemática, especialmente para grupos historicamente excluídos e diversas comunidades linguisticamente distintas. Práticas pedagógicas tradicionais frequentemente ignoram essa diversidade cultural ao longo de toda a América Latina, levando à exposição de conceitos matemáticos não diretamente conectados à vida dos estudantes. Assim, emerge um modelo educacional participativo onde o professor assume um papel ativo e motiva os alunos como forma de enfrentar tais desigualdades e estabelecer um ambiente educacional mais relevante para todos. Este trabalho busca analisar e propor adaptações nas práticas avaliativas que considerem a diversidade cultural dos alunos a fim de promover uma reflexão sobre a equidade no ensino de matemática em contextos multiculturais na América Latina. A análise se baseia em uma revisão sistemática da literatura, além de análises textuais para investigar a influência das adaptações nas práticas avaliativas sensíveis ao contexto cultural, uma vez que tais adaptações são fundamentais para criar um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo nas instituições de ensino. O estudo salienta a urgência dessas adaptações para alcançar a equidade educacional, além de realçar a importância das diferentes origens e experiências de alunos no aprendizado de matemática. Tais adaptações não só valorizam a diversidade cultural dos estudantes, como também fortalecem sua autoestima ao reconhecer e valorizar suas origens.

Author Biographies

Willian José Ferreira, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil.

Doutor em Geofísica Espacial, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São José dos Campos, São Paulo, Brasil; Professor e Pesquisador, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil.

Kátia Celina da Silva Richetto, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil.

Doutora em Engenharia de Materiais, Universidade de São Paulo (USP), Lorena, São Paulo, Brasil; Professora e Pesquisadora, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, São Paulo, Brasil.

References

ADEWUSI, Ololade Elizabeth; AL HAMAD, Nancy Mohd; ADELEKE, Ife Jesuseu; NWANKWO, Udochukwu Chidiebere; NWOKOCHA, Godson Chinenye. Assessment and evaluation in adaptive early childhood education: a comprehensive review of practices in Nigeria. International Journal of Applied Research in Social Sciences, v. 5, n. 8, p. 292-307, 2023. https://doi.org/10.51594/ijarss.v5i8.580

ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson; FREITAS, Luiz Carlos de. O IDEB: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade, v. 34, p. 1153-1174, 2013. https://doi.org/10.1590/S0101- 73302013000400008

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para analisar a equidade do processo de avaliação do aprendizado discente. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 1, n. 1, p. 171- 189, 2018. https://doi.org/10.15366/riee2008.1.1.012

BACCA, Paula Cristina; FLORES, Cláudia Regina. O discurso estatístico na educação matemática: o calcanhar de aquiles e as prescrições salvacionistas. Alexandria, v. 15, n. 2, p. 285-305, 2022. https://doi. org/10.5007/1982-5153.2022.e84590

BACCHETTO, João Galvão; PINTO JUNIOR, Wallace Nascimento. Oportunidade de aprendizagem de conteúdo em matemática no PISA 2012. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 418-442, 2017. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3905

BARBETTA, Pedro Alberto; ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Héliton Ribeiro. Estudo de fatores associados através de regressão quantílica hierárquica. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 71, p. 320-349, 2018. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4973

BENNETT, Randy Elliot. Formative assessment: A critical review. Assessment in education: principles, policy & practice, v. 18, n. 1, p. 5-25, 2011. https://doi.org/10.1080/0969594X.2010.513678

BLACK, Paul; HARRISON, Christine; LEE, Clare Susan; MARSHALL, Bethan; WILIAM, Dylan. Trabalhando por dentro da caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula. Cadernos Cenpec, v. 8, n. 2, p. 1-33, 2019. http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v8i2.445

BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2017.

BROOKE, Nigel; FERNANDES, Neimar da Silva; MIRANDA, Isabela Pagani Heringer de; SOARES, Tufi Machado. Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES. Educação e Pesquisa, v. 40, p. 77-94, 2014. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100006

BÜCHELE, Stefan. Bridging the gap–how effective are remedial math courses in Germany? Studies in Educational Evaluation, v. 64, p. 100832, 2020. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2019.100832

BUTCHER, Kristin Frances; VISHER, Mary. The impact of a classroom-based guidance program on student performance in community college math classes. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 35, n. 3, p. 298-323, 2013. https://www.jstor.org/stable/43773435

CANOA. Instituto Canoa. O Programa de Especialização Docente (PED Brasil). 2023. https://institutocanoa. org/ped-brasil/

COHEN, Elizabeth; LOTAN, Rachel. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para salas de aula heterogêneas. Porto Alegre: Penso, 2017.

COSTA, Carla Barroso da; PROTTIS, Marcella Laureano. Aspectos da profissão docente no Brasil: análises exploratórias do PISA 2015. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 74, p. 338-360, 2019. https://doi. org/10.18222/eae.v30i74.6033

DARLING-HAMMOND, Linda. Teacher education around the world: What can we learn from international practice? European Journal of Teacher Education, v. 40, n. 3, p. 291-309, 2017. https://doi.org/10.1080/026 19768.2017.1315399

DOUGHERTY, Shaun; GOODMAN, Joshua; HILL, Darryl; LITKE, Erica; PAGE, Lindsay. Middle school math acceleration and equitable access to eighth-grade algebra: Evidence from the Wake County Public School System. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 37, n. 1_suppl, p. 80S-101S, 2015. https://doi. org/10.3102/0162373715576076

DURLAK, Joseph; WEISSBERG, Roger; DYMNICKI, Allison; TAYLOR, Rebecca; SCHELLINGER, Kriston The impact of enhancing students’ social and emotional learning: A meta‐analysis of school‐based universal interventions. Child Development, v. 82, n. 1, p. 405-432, 2011. https://doi.org/10.1111/j.1467- 8624.2010.01564.x

DUTRA, Rogério Severiano; DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita; PARENTE, Paulo Henrique Nobre; PARENTE, Lya Oliveira da Silva Souza. Determinantes do desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio. Educação e Pesquisa, 45, e199962, 2019. https://doi.org/10.1590/ S1678-4634201945199962

ELIAS, Maurice; HAYNES, Norris. Social competence, social support, and academic achievement in minority, low-income, urban elementary school children. School Psychology Quarterly, v. 23, n. 4, p. 474, 2008. https://doi.org/10.1037/1045-3830.23.4.474

ERIKSSON, Kimmo; LINDVALL, Jannika; HELENIUS, Ola; RYVE, Andreas. Socioeconomic status as a multidimensional predictor of student achievement in 77 societies. Frontiers, v. 21, n. 6, p.1-10, 2021. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.731634

FAUSTINO, Rosângela Célia; NOVAK, Maria Simone Jacomini; BORGES, Fábio Alexandre. Formação inicial de professores indígenas e a matemática intercultural na Educação Básica. Imagens da Educação, v. 12, n. 2, p. 21-44, 2022. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i2.56252

FERREIRA, Willian José; RICHETTO, Kátia Celina da Silva; VEIGA, Susana Aparecida da.; MOURA RIBEIRO, Maria Tereza de; GOUVEA, Erica Josiane. Math phobia and maths anxiety: multidisciplinary aproaches for a more inclusive and equitable education in Brazil. Concilium, v. 23, n. 17, p. 663-677, 2023. https://doi. org/10.53660/CLM-2205-23Q30

FONSECA, Stella Oggioni; NAMEN, Anderson Amendoeira; MOURA NETO, Francisco Duarte; SILVA, Adriana da Rocha; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; ROHRER, Ursula Andrea Barbara Verdugo. Mineração de dados orientada pelo domínio educacional: uma prova de conceito. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, n. 74, p. 420-453, 2019. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5696

FOWLER, Denver; BROWN, Kelly. Data-driven decisions: Using equity theory to highlight implications for underserved students. AASA Journal of Scholarship & Practice, v. 14, n. 4, p. 18-29, 2018.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. “Muitos como Um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im) possibilidades de diferir. Educar em Revista, v. 36, p. e75647, 2020. https://doi. org/10.1590/0104-4060.75647

FURTADO, Clayton Sirilo do Valle; SOARES, Tufi Machado. Impact of educational bonus in Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 70, p. 48-76, 2018. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3940

GARCIA, Paulo Sérgio; FAZIO, Xavier; PANIZZON, Debra; BIZZO, Nelio. Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 70, 188-221, 2018. https:// doi.org/10.18222/eae.v0ix.4824

GARRETT, Rachel; HONG, Guanglei. Impacts of grouping and time on the math learning of language minority kindergartners. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 38, n. 2, p. 222-244, 2016. https://www.jstor. org/stable/44984537

GÓMEZ, Liliana Paola Muñoz; SÁENZ, Martha Leonor Saiz. El multiculturalismo y los desafíos de la educación en Colombia. Oxímora. Revista Internacional de Ética y Política, n. 21, p. 39-59, 2022. https://doi. org/10.1344/oxi.2022.i21.39439

HADJI, Charles. Le défi d’une évaluation à visage humain: Dépasser les limites de la société de performance. Paris: ESF, 2021.

HOTTZ, Ângelo Damaceno; FERREIRA, Clécio da Silva; VILARDI, Leonardo Ostwald. Um novo modelo de EJA para o ensino médio no Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 71, p. 554-582, 2018. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4707

IM, Haesung; KWON, Kyong-Ah; JEON, Hyun-Joo; MCGUIRE, Patrick. The school-level standardized testing policy and math achievement in primary grades: The mediational role of math instructional approach. Studies in Educational Evaluation, v. 66, p. 100877, 2020. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100877

KALINEC-CRAIG, Crystal. The rights of the learner: A framework for promoting equity through formative assessment in mathematics education. Democracy and Education, v. 25, n. 2, p. 1-11, 2017.

KHOLID, Muhammad Noor; ROFI’AH, Faizatur; ISHARTONO, Naufal; WALUYO, Mohamad; MAHARANI, Swasti; SWASTIKA, Anisa; FAIZIYAH, Nuqthy; SARI, Christina Kartika. What Are Students’ Difficulties in Implementing Mathematical Literacy Skills for Solving PISA-Like Problem? Journal of Higher Education Theory and Practice, v. 22, n. 2, p. 181-200, 2022. https://doi.org/10.33423/jhetp.v22i2.5057

LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Brasil no PISA (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 03-26, 2020. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.12122

LOTAN, Rachel. Equitable classrooms. In: WEBSTER JÚNIOR, Murray; WALKER, Lisa Slattery (ed.). Unequals: The power of status and expectations in our social lives. New York: Oxford Academic, 2022. p. 178-199. https://doi.org/10.1093/oso/9780197600009.003.0009

LOUZANO, Paula; SANTOS, Ariane Faria dos. Oportunidades de aprender matemática no Brasil, Chile e Estados Unidos. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 444-477, 2017. http://dx.doi. org/10.18222/eae.v28i68.4645

LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; BORRALHO, António Manuel Águas; DIAS, Josete Leal. Práticas letivas de sala de aula de matemática nos anos iniciais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 29, n. 70, p. 254-274, 2018. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5107

MARTINS, Kaique; GOMES, Larissa Pinca Sarro; PAULA, Marlúbica de. Software IRaMuTeQ: uma ferramenta auxiliar na análise textual discursiva. Revista Paradigma, v. 43, p. 205-227, 2022. https://pdfs. semanticscholar.org/cb39/1cdb2c01a2db049333d1237e8a0b715bc6cc.pdf

MENDES, Luísa Cardoso; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Os propósitos da Educação Matemática podem se alinhar à Educação em Direitos Humanos?. Boletim GEPEM, n. 78, p. 3-20, 2021. https://doi. org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2021.448

MEDEIROS, Emerson Augusto; AMORIM, Giovana Carla Cardoso. Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, v. 3, n. 3, p. 247-260, 2017.

NGO, Federick; MELGUIZO, Tatiana. How can placement policy improve math remediation outcomes? Evidence from experimentation in community colleges. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 38, n. 1, p. 171-196, 2016. https://doi.org/10.3102/0162373715603504

NÓBREGA, Danielly; GALEGO, João Pedro Crevonis; HENRIQUE, Samuel Cândido; LINHARES, Clarice Schneider. Alfabetização científica: representações sociais sobre iniciação científica de professores PDE-PR em Química. Concilium, v. 22, n. 5, p. 967-978, 2022. https://doi.org/10.53660/CLM-483-568

OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development (em português, OCDE). Equity in education in PISA 2022. In: PISA 2022 Results (Volume I): The State of Learning and Equity in Education. OECD Publishing: Paris, 43p., 2023.

OLIVEIRA JÚNIOR, Rafael Gabriel de; IGNACIO CALDERÓN, Adolfo. Sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1996-2011). Ensaio, v. 22, n. 85, p. 939-975, 2014. https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000400005

ORTIZ, Elena Arias; BOS, María Soledad; GIAMBRUNO, Cecilia; ZOIDO, Pablo. PISA 2022: ¿Cómo le fue a América Latina y el Caribe? Enfoque Educación, v. 23, n. 12, p. 1-2, 2023.

PARK, Elizabeth S.; NGO, Federick. The effect of developmental math on STEM participation in community college: Variation by race, gender, achievement, and aspiration. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 43, n. 1, p. 108-133, 2021. https://doi.org/10.3102/0162373720973727

PARRA, Aldo; MENDES, Jackeline Rodrigues; VALERO, Paola; UBILLÚS, Martha Villavicencio. Mathematics education in multilingual contexts for the indigenous population in Latin America. Mathematics education and language diversity: The 21st ICMI study, p. 67-84, 2016.

PITON-GONÇALVES, Jean; ALMEIDA, André Marcos. Análise da dificuldade e da discriminação de itens de Matemática do ENEM. REMAT, v. 4, n. 2, p. 38-53, 2018. https://doi.org/10.35819/remat2018v4i2id3060

PLUCKER, Jonathan; BEGHETTO, Ronald; DOW, Gayle. Why isn’t creativity more important to educational psychologists? Potentials, pitfalls, and future directions in creativity research. Educational Psychologist, v. 39, n. 2, p. 83-96, 2004. https://doi.org/10.1207/s15326985ep3902_1

PRIMI, Caterina; BACHERINI, Alice; BECCARI, Carola; DONATI, Maria Anna. Assessing math attitude through the Attitude Toward Mathematics Inventory–Short form in introductory statistics course students. Studies in Educational Evaluation, v. 64, p. 100838, 2020. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100838

RABELO, Rachel Pereira; CAVENAGHI, Suzana Marta. Indicadores educacionais para formação de docentes: uso de dados longitudinais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 816-850, 2016. https://doi. org/10.18222/eae.v0ix.4084

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Rev. Diálogo Educ, p. 17-36, 2014.

RUSSELL, Jennifer Lin; CORRENTI, Richard; STEIN, Mary Kay; THOMAS, Ally; BILL, Victoria; SPERANZO, Laurie. Mathematics coaching for conceptual understanding: Promising evidence regarding the Tennessee math coaching model. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 42, n. 3, p. 439-466, 2020. https://doi. org/10.3102/01623737209406

SANTOS, Daniel Domingues dos; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme; NICOLELLA, Alexandre Carlos; SANT’ANNA, Elder Generozo. Mais é menos? O impacto do projeto 6º ano experimental - SME/RJ. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 69, p. 718-747, 2017. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3795

SOUSA, Leandro Araujo de; SANTOS, Maria Irilene Alves dos; LOPES, Jayane Mara Rosendo; ALMEIDA, Grasiany Sousa de; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Desempenho das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica Brasileiras no Enem. Tendencias Pedagógicas, n. 34, p. 128- 138, 2019. https://doi.org/10.15366/tp2019.34.010

SOUZA PACHECO, Willyan Ramon de. Etnomatemática e a construção de uma educação multicultural na escola. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 2, p. 25-44, 2020.

TAVARES, Heliton Ribeiro; CARVALHO, Adriana Moraes de; LEITE, Walter Lana. Curva de crescimento em matemática via teoria da resposta ao item. Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 64, p. 242-266, 2016. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3790

TRAVITZKI, Rodrigo. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 67, p. 256-288, 2017. https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3910

UNGER, Roberto Mangabeira. A economia do conhecimento. São Paulo: Autonomia Literária, 2018.

VIANA, Odaléa Aparecida. Avaliação dos desenhos de planificação de figuras geométricas no ensino básico. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 63, p. 838-871, 2015. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.2835

VINHA, Luís Gustavo do Amaral; KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob Arie. Factors associated with Mathematics performance in Brazilian basic education. Psico-USF, v. 21, p. 87-100, 2016. https://doi. org/10.1590/1413-82712016210108

Published

2025-06-16

How to Cite

Ferreira, W. J., & Richetto, K. C. da S. (2025). Educação em prol da equidade: a adaptação de práticas avaliativas no contexto multicultural do ensino de matemática . Educar Em Revista, e93725. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93725

Issue

Section

Demanda Contínua