A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras

Authors

Keywords:

Formação docente, Escrita de si, Profissionalização.

Abstract

Neste artigo, abordamos o potencial formativo da narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras que atuam em cidades do oeste do estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira Brasil/Bolívia. Por meio de um estudo do tipo documental e bibliográfico, buscamos discutir os reflexos da narrativa autobiográfica como ferramenta de formação ambivalente: para a reflexão e construção de conhecimentos sobre si tanto no âmbito profissional como pessoal; e, como elemento sui generis para a profissionalização docente. Tomamos como material principal de análise os respectivos trabalhos finais de conclusão, sendo possível constituir dois núcleos de compreensão provocados pelas retomadas das produções das cursistas: (i) práticas da professora alfabetizadora - currículo da experiência profissional; (ii) a narrativa como instrumento de formação - currículo da escrita de si. A análise indica a relevância da narrativa como sustentáculo da formação continuada, uma vez que permitiu às professorasaprendizes usufruir de um importante espaço de escuta e de fala, de registro e reflexão, de (re)construção de sua forma de ser e estar na profissão. Foi possível, ainda, reafirmar a necessidade de que ações de formação continuada de professores(as) sejam elaboradas a partir de necessidades formativas pontuais, pautadas no constante exercício reflexivo da prática, fazendo-se um espaço de investigação e de autoria docente que provoque uma mobilização para a clara consciência da constituição identitária profissional e dos caminhos da profissionalização.

Published

2024-08-27

How to Cite

Cougo, A. C. de, Rodrigues, S. A., & Sambugari, M. R. do N. (2024). A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras. Educar Em Revista, 40(1), e93022. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93022

Issue

Section

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras