LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Autores/as

  • Kelly Priscilla Lóddo Cezar Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Edson Carlos Romualdo Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

educação, acentuação gráfica, formação de professores

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o uso do livro didático na prática pedagógica de dois professores – um de 4.ª e outro de 5.ª séries do ensino fundamental – sobre os conteúdos de acentuação gráfica e tonicidade. Considerou-se como hipótese da pesquisa que os professores continuam vinculados a uma abordagem pedagógica algorítmica e mnemônica, embora estudos anteriores mostrem que este tipo de ensino não seja o mais adequado para a aprendizagem da língua falada e da língua escrita. Para o desenvolvimento do estudo realizaram-se observações de aulas sobre os conteúdos investigados e análise dos livros didáticos utilizados pelos professores. As observações evidenciaram privilegiamento do uso do livro didático e tempo reduzido para exposição desses conteúdos, enquanto os livros didáticos mostraram não diferenciar os dois aspectos linguísticos (fala e escrita), priorizando o ensino de acentuação gráfica por meio da visualização e memorização de vocábulos acentuados graficamente. Nos dois casos, constatou-se confusão conceitual: não há clareza de que a sílaba tônica refere-se a aspectos da fala, enquanto a acentuação gráfica está diretamente vinculada à escrita. Os dados sugerem que a acentuação gráfica pode ser ensinada como um algoritmo gramatical desde que acompanhado de um processo de tomada de consciência dos conceitos envolvidos nas normas gramaticais.Palavras-chave: educação; tonicidade; acentuação gráfica; formação de professores; livro didático.

Biografía del autor/a

Kelly Priscilla Lóddo Cezar, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Maringá - PR. O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com apoio do CNPq e UEM.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Teoria e prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação/UNICAMP

Edson Carlos Romualdo, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Letras/UNESP.

Cómo citar

Cezar, K. P. L., Calsa, G. C., & Romualdo, E. C. (2009). LIVRO DIDÁTICO: SEU PAPEL NAS AULAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA. Educar Em Revista, 25(34), p. 215–230. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7717

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