Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos.

Authors

Abstract

O dossiê reúne artigos decorrentes de pesquisas que abordam sobre a formação de professores que ensinam matemática e os diferentes aspectos da docência em universidades ibero-americanas. A proposta de dossiê potencializa o diálogo de autores que apresentam diferentes aspectos da formação inicial e continuada.

Temos visto que nos últimos anos muitos tem sido os esforços para o desenvolvimento de investigações que contribuam com o ensino e aprendizagem em matemática. Alguns estudos como os de Plaza e Cury (2012) apresentam levantamentos sobre as pesquisas que buscaram os equívocos mais comuns de aprendizagem da matemática ou de sua utilização como reflexão em formações continuadas no Brasil. Em se tratando da preocupação com a formação de professores, Bernadete Gatti tem sido, no Brasil, uma das pesquisadoras que veem se debruçando para compreender as dificuldades e avanços da formação inicial e continuada de professores, em específico podemos constatar parte desses resultados em seu artigo Gatti (2010). Observamos que fica evidenciado pela autora as relações existentes à formação do professor, identifica-se suas ações desenvolvidas em sala e à aprendizagem dos estudantes. Com relação às especificidades da formação de professores que ensinam matemática, podemos citar também os esforços de investigação acadêmica de um grupo de pesquisadores coordenados por Oliveira e Fiorentini (2016).

Author Biography

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUCSP

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Published

2019-12-06

How to Cite

Villa -Ochoa, J. A., & Souza de Alencar, E. (2019). Apresentação: As interfaces entre formação de professores, a docência e o ensino aprendizagem em países ibero-americanos. Educar Em Revista, 35(78), 9–12. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69921

Issue

Section

Dossiê Temático