A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum

Authors

Abstract

Este texto se insere no campo da formação para a docência da educação
superior e procura avançar a discussão baseada em teorias
do conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação com
o cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar a
compreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançar
os estudos sobre a docência na universidade. Procurando autores
do campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocações
que estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintos
sobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comum
e as energias que circulam nos processos formativos, procura
respostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann
& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram a
outras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre a
docência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.

Published

2019-07-30

How to Cite

da Cunha, M. I. (2019). A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum. Educar Em Revista, 35(75), 121–133. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/67029

Issue

Section

Dossiê Temático