A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
Abstract
Este texto se insere no campo da formação para a docência da educação
superior e procura avançar a discussão baseada em teorias
do conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação com
o cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar a
compreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançar
os estudos sobre a docência na universidade. Procurando autores
do campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocações
que estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintos
sobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comum
e as energias que circulam nos processos formativos, procura
respostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann
& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram a
outras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre a
docência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.