Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
Abstract
O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,
as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análise
da arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, a
exemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas também
as concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempos
e lugares, por agentes plurais.
É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significar
coisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,
p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, por
exemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

