Educação histórica e narrativas autobiográficas

Authors

  • Jorge Luiz da Cunha UFSM

Abstract

A intenção deste artigo é fundamentar os princípios da educação histórica, ancorada em teorias da história, analisando as metodologias de pesquisa e práxis no campo do ensino de história associadas ao uso de narrativas autobiográficas. A base empírica fundamenta-se em levantamentos autobiográficos e biográficos de professores de história, da educação básica, de forma a interpretar os usos dos princípios da educação histórica e os resultados alcançados em sala de aula, na trajetória dos discentes e docentes envolvidos. A educação histórica, se apresenta como uma estratégia fundamental para a criação de contextos educacionais, formais e não formais, escolares e não escolares, necessários diante da realidade presente.

Published

2019-05-01

How to Cite

da Cunha, J. L. (2019). Educação histórica e narrativas autobiográficas. Educar Em Revista, 35(74), 93–108. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/63030

Issue

Section

Dossiê Temático