Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física

Authors

  • André Coelho da Silva Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga
  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Faculdade de Educação da Unicamp

Keywords:

papel do professor, papel dos conteúdos, modelos de formação docente, formação inicial de professores, representações.

Abstract

Posicionando-nos em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente, objetivamos analisar de que maneira o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sobre o funcionamento de aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem atuou junto às representações de licenciandos em Física em face do papel do professor e dos conteúdos de ensino dessa disciplina. Apoiados em noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux, analisamos informações coletadas por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. No início do trabalho pedagógico desenvolvido, obtivemos indícios de que entre os sentidos que constituíam as representações dos licenciandos acerca de suas futuras profissões e do papel que devem desempenhar como professores estavam sentidos que apontavam para a centralidade dos conteúdos específicos de física. Já ao final do trabalho, obtivemos indícios de que os licenciandos incorporaram e/ou consolidaram em suas representações sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto formador de estudantes para a atuação na sociedade e agente problematizador de sentidos naturalizados, valorizando as relações entre conteúdos de ensino e questões sociais. Nesse sentido, a abordagem de um tema que guarda maior relação com questões sociopolíticas e éticas parece ter facilitado a formação de professores em concordância com os chamados modelos críticos de formação docente.

Published

2018-04-06

How to Cite

Silva, A. C. da, & Almeida, M. J. P. M. de. (2018). Representações sobre o papel do professor e os conteúdos de ensino no contexto de uma disciplina de licenciatura em Física. Educar Em Revista, 34(68), p.181–198. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54118

Issue

Section

Demanda Contínua