As escritas corporais da caixinha de música: educação infantil
Palabras clave:
corpo, música, educação infantil.Resumen
O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil em Brasília no Distrito Federal com crianças e baseado na expressão corporal no contexto de pertencimento da infância. O objetivo do estudo foi verificar a expressão corporal baseada na escuta musical e na representação e expressão corporais das crianças da Educação Infantil, baseada na relação entre a caixinha de música e a livre expressão como forma de linguagem e de comunicação. Em relação à metodologia utilizada foi um estudo qualitativo - descritivo com o registro da expressão corporal de cada criança. Participaram das atividades crianças na faixa etária média de cinco anos do Jardim II - Turma com 18 crianças (horário vespertino) de Educação Infantil, após autorização dos responsáveis. Como conclusão observou-se que ao contemplar a livre expressão do corpo infantil Ao se expressar a criança poderá se desenvolver de forma mais plena e alegre, possibilitando-a relacionar a dimensão externa com os estímulos apresentados e a dimensão interna, ou seja, o que ela é a partir dos sentidos e significados de sua identidade e ampliando seu senso de pertencimento.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

