Trezentos: a dimensão humana do método

Authors

  • Thaís Branquinho Oliveira Fragelli
  • Ricardo Ramos Fragelli

Keywords:

Aprendizagem significativa, aprendizagem colaborativa, evasão, ansiedade, empatia.

Abstract

Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.

Published

2017-02-25

How to Cite

Fragelli, T. B. O., & Fragelli, R. R. (2017). Trezentos: a dimensão humana do método. Educar Em Revista, 33(63), p. 253–265. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800

Issue

Section

Demanda Contínua