Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica

Authors

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Roberto Radünz Universidade de Caxias do Sul - UCS Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Keywords:

imigração, material didático, professores, educação

Abstract

Os estudos acadêmicos sobre os processos imigratórios para o Brasil constituem um campo fértil do conhecimento histórico, sobretudo nos programas de Pós-Graduação. Estas pesquisas, em especial as que focam as imigrações dos séculos XIX e XX, encontram pouco espaço no saber escolar. Os livros didáticos permanecem reproduzindo visões superficiais e conservadoras, de caráter cronológico e com ausência de problematizações sobre a vinda desses imigrantes europeus para terras brasileiras. Este estudo busca identificar, através da análise do material didático, utilizado nas escolas do Rio Grande do Sul, a ausência de um diálogo entre o saber acadêmico e a Educação Básica. A importância de analisar os materiais didáticos e os produtos culturais utilizados pelos professores de história da Educação Básica é cada vez mais pertinente, no sentido de investigar a concepção de conhecimento histórico que é produzido e difundido em sala de aula. Nesse sentido, a investigação sobre as práticas de docência, a partir desse objeto cultural, permite identificar lacunas que podem ser trabalhadas na formação de professores.

Author Biographies

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em História pela PUCRS. Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em História e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Roberto Radünz, Universidade de Caxias do Sul - UCS Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - UCS

Professor e Pesquisador da UNISC

Published

2016-09-20

How to Cite

Fortes Lia, C., & Radünz, R. (2016). Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica. Educar Em Revista, 32(61), p. 257–272. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46330

Issue

Section

Demanda Contínua