O pensar vivenciado na formação de professores

Authors

  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná
  • Ulrich Weger Universität Witten/Herdecke

Abstract

Analisa-se, neste artigo, um estudo de caso que discute a possibilidade de desenvolvimento do pensar vivenciado na formação de professores. A formação de professores é correntemente conduzida a partir de uma visão reducionista intelectual. Neste estudo, a formação de professores é entendida dentro de uma visão ampliada que inclui o desenvolvimento de forma integrada do querer, sentir e pensar. Ancorados em trabalhos anteriores de Goethe, Schiller e Rudolf Steiner, destacamos a importância e o impacto do trabalho com ciência, atividades criativo-artísticas e desenvolvimento pessoal no processo de formação de professores.

Palavras-chave: educação; Steiner; pensar vivenciado.

 

Author Biography

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2012). Coordenou o acordo de cooperação científica entre a Universidade Federal do Paraná e os Archives Jean Piaget, em Genebra, na Suíça (2003-2008). Desde 2008 é coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus, em Alfter, Bonn (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná. Atua desde 1996 como professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Associado II. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando como orientadora de dissertações e teses, cujo foco concentra-se nos desdobramentos das perspectivas teóricas de Piaget, Rudolf Steiner e Vygotsky.

Published

2015-06-10

How to Cite

Stoltz, T., & Weger, U. (2015). O pensar vivenciado na formação de professores. Educar Em Revista, 31(56), p. 67–83. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41444

Issue

Section

Dossiê Temático