Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância

Authors

  • Rosimeri Aquino da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Rosângela Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/os
alunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temas
existentes na sociedade brasileira como um todo.

Published

2014-05-20

How to Cite

Silva, R. A. da, & Soares, R. (2014). Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância. Educar Em Revista, 1(53), p. 135–151. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545

Issue

Section

Dossiê Temático