Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio

Authors

  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Tomando-se o currículo básico da escola estadual de nível médio do estado brasileiro do Espírito Santo, no âmbito da disciplina escolar de Língua Portuguesa, estudam-se as orientações, normatizações e prescrições no tocante ao trabalho com a literatura. Esse corpus documental é lido à luz de pesquisas contemporâneas sobre o ensino da literatura e a educação literária para o trabalho com a literatura na escola, visando a identificar filiações teóricas, tendências e rumos no que se refere a parâmetros e propostas oficiais, no contexto capixaba, para o ensino da literatura e da leitura literária, contribuindo para a ampliação de sua compreensão. Depreende-se, nas análises, que haja a permanência de perspectivas tradicionais (como o foco na relação diretiva entre contexto social e produção literária e na historiografia positivista), todavia em correlação com mudanças requeridas por concepções renovadas ou renovadoras, tais como o foco na interação texto-leitor e na constituição da subjetividade leitora.

Published

2014-05-05

How to Cite

Dalvi, M. A. (2014). Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio. Educar Em Revista, 30(52), p. 137–153. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36288

Issue

Section

Dossiê Temático