Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares

Authors

  • Ricardo Antunes de Sá

Keywords:

Educação, Pedagogia, Processos Educativos Não-Escolares, Education, Pedagogy, Education Processes Not Formal.

Abstract

O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares.

Abstract

This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy´s episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned.

How to Cite

de Sá, R. A. (2000). Pedagogia: identidade e formação. O trabalho pedagógico nos Processos Educativos Não-Escolares. Educar Em Revista, 16(16), p. 171–180. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2044

Issue

Section

Demanda Contínua