“Trabalhar com os braços e a cabeça para ver o futuro...”: Representações sobre educação a partir de trabalhadores rurais assentados da reforma agrária.

Authors

  • Alessandro Augusto de Azevedo UFRN

Keywords:

Educação, Reforma Agrária, Representações Sociais

Abstract

Trabalho que discute a educação como objeto de representação social entre trabalhadores rurais assentados da reforma agrária. Nesse contexto, a inserção desses sujeitos marcados pela exclusão de direitos elementares no processo de luta pela terra disseminou a esperança de se iniciar uma nova trajetória de vida a partir da conquista da terra e de outros direitos que se sucedem à posse e a consolidação do assentamento, como: trabalho, renda, escola, um pedaço de terra ou uma casa para morar. A valorização da educação escolar entre os assentados adultos é uma cantiga atravessada por “ruídos” como as trajetórias pessoais de exclusão da escola; a itinerância sistemática – anterior à condição de assentado – que transforma cada novo lugar de chegada em momento de reordenamento da vida e reinserção social; as experiências de refundação do presente que se instaura quando se é acampado e, posteriormente, assentado; e, também, pelo abandono com que os poderes públicos, ao longo dos anos, têm tratado o conjunto de demandas sócio-econômico-culturais das populações assentadas. Os dados da análise do edifício representacional que compõe a leitura de mundo dos sujeitos deram-se a partir da aplicação de um teste de associação livre, no qual foi solicitado aos entrevistados que apresentassem três expressões consideradas mais associadas à palavra indutora Educação.

Author Biography

Alessandro Augusto de Azevedo, UFRN

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena o Curso Pedagogia da Terra, de licenciatura em Pedagogia para assentados da reforma agrária do Rio Grande do Norte

Published

2011-09-02

How to Cite

Azevedo, A. A. de. (2011). “Trabalhar com os braços e a cabeça para ver o futuro.”: Representações sobre educação a partir de trabalhadores rurais assentados da reforma agrária. Educar Em Revista, 27(40), p. 207–221. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19333

Issue

Section

Demanda Contínua