A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais

Authors

  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Nicia Cristina Rocha Riccio Universidade Federal da Bahia

Abstract

O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.

Palavras-chave: formação continuada; professor universitário; tecnologias digitais; educação a distância; experiência como formação.

Author Biographies

Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Brasil.

Nicia Cristina Rocha Riccio, Universidade Federal da Bahia

 Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia

Published

2010-10-06

How to Cite

Pretto, N. D. L., & Riccio, N. C. R. (2010). A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar Em Revista, 26(37), p. 153–169. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19144

Issue

Section

Dossiê Temático