Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade

Autores/as

  • Denice Catani USP

Resumen

 

O texto analisa e discute aspectos e possibilidades para a formação de professores nas universidades. Apresenta hipóteses para a constituição de uma pedagogia da pesquisa e uma pedagogia da formação de professores. Para tanto, retoma a noção de habitus de P. Bourdieu, e introduz duas perspectivas para o trabalho formador: a cultura da atenção como perspectiva a ser atingida na educação docente e os estilos didáticos como disposições e marcas da ação pedagógica construídas pelos professores no exercício da profissão. Articulando esses três conceitos à valorização e constituição de histórias de formação e histórias de relações com o conhecimento e o trabalho, constituem sugestões a serem consideradas pelos cursos de Licenciatura e Pedagogia.

Palavras-chave: Formação de Professores; Pedagogia da Pesquisa; Habitus; Cultura da Atenção; Estilos Didáticos

 

 

Biografía del autor/a

Denice Catani, USP

 

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Brasil.

Publicado

2010-10-06

Cómo citar

Catani, D. (2010). Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade. Educar Em Revista, 26(37), p. 77–92. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19086

Número

Sección

Dossiê Temático