Open Journal Systems

Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal

Sônia Maria Chaves Haracemiv

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo
professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica
e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando
a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal
deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o
posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e
normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da
EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta.
No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade,
participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a
mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização
frente às condições de trabalho.

Palavras-chave


vínculos; formação pessoal e profissional; relação-reflexa; bonds; personal and professional development; reflexive-relation

Texto completo:

PDF DOI