Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal

Autores

  • Sônia Maria Chaves Haracemiv

Palavras-chave:

vínculos, formação pessoal e profissional, relação-reflexa, bonds, personal and professional development, reflexive-relation

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo
professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica
e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando
a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal
deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o
posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e
normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da
EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta.
No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade,
participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a
mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização
frente às condições de trabalho.

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Publicado

2007-08-23

Como Citar

Haracemiv, S. M. C. (2007). Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal. Educar Em Revista, 23(29), p. 121–140. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8670

Edição

Seção

Dossiê Temático