Vínculos estabelecidos pelo professor com o Programa Municipal da EJA e a relação-reflexa na formação profissional e pessoal
Palavras-chave:
vínculos, formação pessoal e profissional, relação-reflexa, bonds, personal and professional development, reflexive-relationResumo
O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os vínculos estabelecidos pelo
professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a proposta pedagógica
e a equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), analisando
a relação-reflexa no processo de formação profissional e pessoal
deste sujeito. Para tanto, buscou-se identificar, no interior da escola, o
posicionamento docente quanto aos aspectos afetivos, pedagógicos e
normativos, bem como os princípios, a coerência e os valores da proposta da
EJA, de que forma ele se identifica com ela e com que autonomia a sustenta.
No interior da escola também foi questionado o exercício de autoridade,
participação na tomada de decisões, conflitos pessoais, predisposição a
mudanças necessárias, aceitação das novas idéias, motivação e valorização
frente às condições de trabalho.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.