Apresentação – Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes

Autores

  • Elaine Angelina Colagrande Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Luciana Aparecida Farias Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Education, Environmental education, School context, Environment, Public policies

Resumo

Este texto é uma apresentação do dossiê “Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas”. O dossiê contempla oito artigos voltados à essa temática e que discutem variadas perspectivas, necessidades, meios e práticas para se conceber uma Educação Ambiental na diversidade, com reflexões, ideias e objetivos que contêm a pluralidade, bem como representatividade na formação de uma sociedade mais igualitária, justa e sustentável. Os assuntos tratados nos artigos do dossiê estão distribuídos em três eixos temáticos vinculados à Educação Ambiental: políticas públicas e currículo, formação de professores, e práticas conduzidas no contexto escolar. Os artigos apresentados foram produzidos por pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e os produtos dessas pesquisas evidenciam a variedade e abrangência de pensamentos e propostas, o que caracteriza a Educação Ambiental como um campo polissêmico e capaz de produzir rico conhecimento para nossa reflexão sobre os desafios a serem superados na busca de auxiliar e valorizar a formação de cidadãos que desenvolvam um olhar crítico e transformador no que diz respeito às questões socioambientais.

Biografia do Autor

Elaine Angelina Colagrande, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas - MG; Licenciada e bacharel em Química, mestre em ensino de Ciências e doutora em Ciências - área de concentração: ensino de Química.

Luciana Aparecida Farias, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Licenciada em Química, mestre e doutora em Ciências e pós-doutorado em educação ambiental no contexto escolar. É professora e pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Análise Ambiental Integrada da UNIFESP – campus Diadema.

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Colagrande, E. A., & Farias, L. A. (2021). Apresentação – Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/81505

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas