O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Etnodesenvolvimento. Educação superior diferenciada. Formação Diferenciada. Pertença

Resumo

O artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica.

Biografia do Autor

Francilene de Aguiar Parente, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Professora de Antropologia da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Câmpus Universitário de Altamira. Lattes: http:// lattes.cnpq/9404017739145648. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2740- 9343. E-mail: faparente@gmail.com

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação/Políticas Públicas Educacionais e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). É professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e colaboradora do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas áreas de Didática, Currículo, Avaliação e Estágio Supervisionado. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Currículo e Cultura (GEPECC).

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Parente, F. de A., & Miléo, I. do S. de O. (2021). O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78264

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais