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Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal

Valdivan Ferreira de Lima, Claudia Marcia Lyra Pato

Resumo


Este estudo teve por objetivo compreender aspectos que dificultam o engajamento de professores nas propostas de Educação Ambiental (EA) a partir da percepção desses sujeitos. Participaram 17 professores de escolas públicas do Distrito Federal (11 mulheres), com média de idade de 34,6 anos, com tempo médio de 15,2 anos de atuação na educação básica da rede pública de ensino. Dentre os participantes, três exerciam o cargo de gestão, três eram propositores de projetos de EA e onze não estavam envolvidos diretamente em projetos de temática ambiental. Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas (grupo focal e roda de conversa) com cada uma das categorias de participantes. As análises qualitativas baseadas na escuta sensível indicaram os seguintes aspectos desfavoráveis ao engajamento: a prerrogativa curricular transversal da EA, as relações de poder e conflito nas escolas, as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, os valores e a formação docente. Os valores pessoais e a formação específica em EA, com perspectiva crítica e humana, surgiram como possibilidades de reversão do problema. Esses resultados são congruentes com estudos sobre a temática e apontam contribuições importantes para fomentar o engajamento docente em projetos de EA nas escolas.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Escola Pública; Engajamento; Formação Docente; Valores.

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