Open Journal Systems

Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática

Annatália Meneses de Amorim Gomes, Conceição Maria de Albuquerque, Ana Maria Fontenelle Catrib, Raimunda Magalhães da Silva, Marilyn Kay Nations, Mirna Frota de Albuquerque

Resumo


O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.

Palavras-chave


ensino-aprendizagem; didática; prática pedagógica; teaching-learning; didactics; pedagogical practice

Texto completo:

PDF DOI