Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicações para o trabalho docente

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Olgaíses Maués Universidade Federal do Pará
  • Vera Lúcia Jacob Chaves

Palavras-chave:

Estado, política educacional, trabalho docente, State, educational politic, teaching work

Resumo

O trabalho discute o novo papel que o Estado capitalista assume, em face da mundialização do capital, e as conseqüências daí advindas para a política educacional, especialmente para a educação superior. Aborda, ainda, os efeitos dessa reforma na organização do trabalho docente, face ao intenso processo de privatização das instituições de educação superior, destacando a neoprofissionalização do ensino e a mercadorização da produção de conhecimentos.

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Como Citar

Mancebo, D., Maués, O., & Chaves, V. L. J. (2006). Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicações para o trabalho docente. Educar Em Revista, 22(28), p. 37–53. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7610

Edição

Seção

Dossiê Temático