A formação docente na universidade e a ressignificação do senso comum
Resumo
Este texto se insere no campo da formação para a docência da educação
superior e procura avançar a discussão baseada em teorias
do conhecimento que valorizam o senso comum e sua relação com
o cotidiano. Registra os desafios para esse campo e quer ampliar a
compreensão e construção de algumas teses que possam fazer avançar
os estudos sobre a docência na universidade. Procurando autores
do campo da sociologia do conhecimento, o texto traz provocações
que estimulam pesquisas e estudos que incorporem olhares distintos
sobre o fenômeno. Aliando-se à corrente que valoriza o senso comum
e as energias que circulam nos processos formativos, procura
respostas teóricas que sustentem novas investigações. Bergmann
& Luckmann e Heller foram os atores preferenciais que levaram a
outras contribuições. O intuito é provocar múltiplos olhares sobre a
docência universitária e melhorar a qualidade da educação no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.