Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013

Autores

  • Marília Morosini PUC/RS
  • Vera Lucia Felicetti UNISALLE

Resumo

O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantil
na educação superior, mais atentamente ao estudante de primeira
geração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisa
bibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suas
características. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita,
dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde –
PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013.
São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educação
superior do país, destacando o processo de colaboração institucional para a
minimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Morosini, M., & Felicetti, V. L. (2019). Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013. Educar Em Revista, 35(75), 103–120. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66841

Edição

Seção

Dossiê Temático