Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade

Autores

  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidade

Resumo

Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizar
a escola como locus privilegiado de educação e referência de uma
adequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte de
inspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,
realizado com crianças da educação infantil em um bairro
de classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextos
diferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitante
ao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizarem
encontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes e
sentidos outros que superam a proeminência do individualismo e da
indiferença ainda presentes na cidade. As experiências das crianças
são aqui compreendidas como uma chave de leitura importante e
necessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seus
conhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.

Biografia do Autor

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Estudos em Hannah Arendt), sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Professora Associada III do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade - CE/UFES. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, junto à Linha de Pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. Representante do PPGE/UFES junto ao Termo de Cooperação Técnica entre UFES e Universidade do Minho/IE (Portugal). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de estudos e pesquisas: Educação Infantil em Tempo Integral; Culturas Infantis e Cidade; Políticas Públicas articuladas à Educação. Secretária de Educação de Vitória/ES (2009 a 2012). 

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Araújo, V. C. de. (2019). Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade. Educar Em Revista, 35(75), 319–334. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65510

Edição

Seção

Demanda Contínua