Quando as crianças nos ensinam sobre a cidade
Palavras-chave:
Infância e cidade. Educação e cidade. Crianças e adultos na cidadeResumo
Este artigo, sob formato de ensaio, tem por objetivo problematizar
a escola como locus privilegiado de educação e referência de uma
adequada presença das crianças na cidade. Toma como fonte de
inspiração reflexões decorrentes de um estudo etnográfico em andamento,
realizado com crianças da educação infantil em um bairro
de classe popular na cidade de Vitória (ES). Identifica em contextos
diferenciados ao campo de pesquisa e em um tempo concomitante
ao processo de investigação formas peculiares de crianças mobilizarem
encontros e solidariedades, deixando entrever gestos, atitudes e
sentidos outros que superam a proeminência do individualismo e da
indiferença ainda presentes na cidade. As experiências das crianças
são aqui compreendidas como uma chave de leitura importante e
necessária para interpelar a escola a escapar das totalizações de seus
conhecimentos e do lugar que ocupa na hierarquia social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

