Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.

Autores

  • Dulce Regina Baggio Osinski UFPR https://orcid.org/0000-0002-3506-4974
  • Marcus Aurelio Taborda de Oliveira UFMG https://orcid.org/0000-0002-6079-9710

Resumo

O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,
as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análise
da arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, a
exemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas também
as concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempos
e lugares, por agentes plurais.
É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significar
coisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,
p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, por
exemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Baggio Osinski, D. R., & Taborda de Oliveira, M. A. (2019). Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Educar Em Revista, 35(73), 7–13. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64330

Edição

Seção

Dossiê Temático