Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história.
Resumo
O objetivo deste dossiê é problematizar, a partir de um enfoque histórico,
as relações entre os campos da arte e da educação. Enfatizamos não só a análise
da arte como campo específi co que envolve áreas profi ssionais distintas, a
exemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem (ARGAN; 1992, p. 13), o cinema e as mídias interativas, mas também
as concepções estéticas propostas para a educação geral, em diferentes tempos
e lugares, por agentes plurais.
É preciso ter em mente, inicialmente, que a palavra arte pode significar
coisas muito diferentes, devendo-se tentar evitar, como remarca Gombrich (1979,
p. 4), a ideia da existência de uma arte com A maiúsculo e a polarização entre, por
exemplo, arte erudita versus arte popular, ou arte de elite versus arte de massa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.